domingo, 27 de março de 2011

COMO CUIDAR BEM DA SUA PRESSÃO ARTERIAL...



Achei importantíssimo publicar isso no Blog, uma vez que eu eo meu digníssimo e maravilhoso maridão sofremos desse mal.  Uma vez que passamos por petardos como esses, achamos muito válido relatar e, além de começarmos um novo e melhor meio de nos tratarmos, ajudar a outros que sofrem e não sabem como e nem o porquê deste mal...

Podemos considerar como sendo "Hipertensão Arterial" ou “Pressão Alta” a pressão dentro das artérias de uma pessoa subiu a valores elevados e permanecem altos. Na atualidade, o nível de pressão máxima maior do que 140 mmHg ou pressão mínima maior do que 90 mmHg indicam “pressão alta”.

A hipertensão arterial atinge mais de 30 % da população adulta, principalmente acima dos 30 anos de idade. Embora exista uma influência de fatores hereditários, dentre eles os familiares, na elevação da pressão arterial, sabem que condições de vida contribuem para esta elevação - baixa escolaridade, desemprego, baixos salários etc., assim como o estilo de vida - comer muito sal, deixar de ser “estressado”, estar acima do peso, não fazer exercícios e ingerir bebida alcoólica em excesso.

Esta doença é considerada perigosa porque freqüentemente não causa sintomas, mas pode acarretar conseqüências graves para o indivíduo como: acidente vascular encefálico, infarto do miocárdio (insuficiência do coração), insuficiência renal ou ainda obstrução das artérias que levam o sangue para as pernas, se não for diagnosticada e tratada adequadamente.

É necessário que todas as pessoas, mesmo que não sintam nada, devem verificar sua pressão arterial no Posto de Saúde pelo menos a cada seis meses (no máximo).

Todo hipertenso deve fazer atividade física, desde que esteja com a pressão arterial controlada e os exercícios sejam feitos de forma adequada, sempre acompanhada de um profissional competente e qualificado.
 

Antes de começar a atividade física, o ideal é fazer um teste ergométrico, principalmente, se tiver outros fatores de risco cardiovasculares associados. A supervisão médica, durante as sessões de exercício, não é necessária, a não ser que o hipertenso tenha alguma doença no coração. Mas, se for acompanhado por um professor de educação física, desenvolverá um trabalho mais eficiente, completo e com menos riscos à sua saúde.

O exercício recomendado ao hipertenso é o aeróbio, executado de três a cinco vezes por semana, com duração de 40 a 50 minutos e intensidade de leve a moderada, ou seja, 50 a 70% da freqüência cardíaca.

Esse exercício auxilia na redução da pressão arterial, porém, pensando na saúde global do indivíduo, deve-se também fazer exercícios localizados e de alongamento. É preciso que se realize uma avaliação física para que determina com eficácia os exercícios a qual devem ser trabalhados com fidedignidade.

Os benefícios da atividade física no controle da pressão arterial acontecem por diversos fatores diretos e indiretos da atividade física no organismo:


 - Alterações cardiovasculares (Diminuição da freqüência cardíaca de repouso, debito cardíaco no repouso e resistência periférica)

 - Alterações endócrinas e metabólicas (Diminuição da gordura corporal, diminuição dos níveis de insulina, diminuição na atividade do sistema nervoso simpático, aumento da sensibilidade a insulina, melhora da tolerância a glicose.)

 - Composição corporal (Efeito diurético, aumento da massa muscular e aumento da força muscular.)

 - Comportamento (Diminuição do stress e ansiedade)

Lembre-se, se for faz parte deste quadro de pessoas hipertensas, a prática de uma atividade física tende realmente e melhorar, porém procure profissionais com qualificação e sinta a diferença!!

Boa sorte!!


Alexandre Vieira  
Alexandre Vieira - Perfil do Autor:
Professor Especialista pela UNIFESP - Escola Paulista de Medicina em Bases Metodológicas e Fisiológicas do Treinamento Desportivo.
Graduado pela USP em Licenciatura em Educação Física (Aluno-especial - 1996) Graduado pela UNISA em Licenciatura e bacharelado em Educação Física (1998).
Experiência nas disciplinas de Ensino Superior: a) Metodologia de ensino I, II e III; b) Filosofia, Sociologia e História da Educação e da Educação Física; c) Didática de ensino e Prática de Ensino; d) Educação Física Adaptada (deficiência física, mental, auditiva e visual) e) Atividade Física para saúde (Cardiopatias, Obesidade, Diabetes( tipo I e II ), Distúrbios Respiratórios, Distúrbios Posturais, Distúrbios Ortopédicos, Gravidez, Aids, Câncer e Síndromes raras), e suas implicações em programas de exercícios físicos. f) Estágio Supervisionado g) T.C.C.
Docente na UNIBAN - Brasil.

Apenas um adendo... Este mal ataca, agride, e nos deixa amplamente vulneráveis a muitas questões, não só físicas.  Eu sou hipertenso desde que iniciei minha carreira no mundo do TMLK, onde sou supervisor.  Não posso me deixar abater e, através deste texto, descobri que, às vezes, minha pressão está "A MIL" e eu não sei... Os médicos costumam dizer que, uma pressão a 13x10 está "normal"... Mas não está.  Tomem cuidado, tomem também seus remédios nas horas exatas e procurem ter uma vida menos sedentária e mais saudável.

Bjus à todos.



Eu continuo com a minha pressão alta, ele agora com a sua hipoglicemia, devido à bariátrica que fez, mas continuamos na nossa guerra pessoal.

terça-feira, 8 de março de 2011

"FELIZ DIA INTERNACIONAL DA MULHER"

Uma singela homenagem à elas, que nos trazem ao mundo, nos enchem de glórias (e lágrimas) e nos oferecem a magia necessária para nos manter fortes e cheios de energia!!!


Mulher (sexo Frágil) 

Dizem que a mulher é o sexo frágil
Mas que mentira absurda
Eu que faço parte da rotina de uma delas
Sei que a força está com elas

Vejam como é forte a que eu conheço
Sua sapiência não tem preço
Satisfaz meu ego se fingindo submissa
Mas no fundo me enfeitiça

Quando eu chego em casa à noitinha
Quero uma mulher só minha
Mas pra quem deu luz não tem mais jeito
Porque um filho quer seu peito
O outro já reclama a sua mão
E o outro quer o amor que ela tiver
Quatro homens dependentes e carentes
Da força da mulher

Mulher, mulher
Do barro de que você foi gerada
Me veio inspiração
Pra decantar você nessa canção

Mulher, mulher
Na escola em que você foi ensinada
Jamais tirei um dez
Sou forte mas não chego aos seus pés





MINHA SINCERA HOMENAGEM A VCS QUE SÃO CAPAZES DE ME ENCANTAR COM O SEU JEITO DE SER E DE ME FASCINAR...



Às Alines, Lucianas, Éricas, Cátias Reginas, Cristilenes, Amandas, Adrianas, Flávias, Fernandas, Beatrizes, Patrícias, Análias, Marias, Neuzas, Neydes e tantas outras não citadas aqui, mas sempre em meu coração... 

Parabéns hoje pelo dia dedicado à vocês e, principalmente, parabéns sempre, por todos os outros dias que, para mim, são mais do que seus!!!


Bjus à vcs!